Copa do Nordeste já tem grupos definidos para 2013



Serão disputados 62 jogos, de ida e volta, durante janeiro, fevereiro e março. Grupo A é considerado o 'da morte'

Por Marcos MontenegroFortaleza, CE
52 comentários
Autoridades do futebol nordestino e nacional, incluindo o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marín, participaram do lançamento da Copa do Nordeste 2013, em um hotel de Fortaleza-CE. Durante a cerimônia, houve sorteio dos quatro grupos da competição. Serão 62 jogos de ida e volta, que começarão a ser disputados em 19 de janeiro e terminarão em 17 de março do próximo ano.
O Grupo A, que tem como cabeça de chave o Bahia, foi considerado o "Grupo da Morte". O tricolor baiano alternará confrontos com Ceará, ABC-RN e Itabaiana-SE na primeira fase. No B, estão Sport, Fortaleza, Confiança e Sousa-PB. O grupo seguinte tem Vitória, América-RN, Asa e Salgueiro. Por fim, o grupo D conta com Santa Cruz, CRB, Campinense e Feirense da Bahia.
Clubes do mesmo Estado chegaram a ser sorteados para o mesmo grupo, mas, como a competição não permite o confronto entre conterrâneos na primeira fase, eles foram trocados de grupo. Foi o caso de Salgueiro (que iria para o B), Campinense (sorteado para o C), ASA (que ficaria no D) e Feirense (sorteado para o B).
Os dois primeiros times de cada grupo avançarão para a fase mata-mata, da seguinte forma:
A1 x C2 / C1 x A2
B1 x D2 / D1 x B2

O vencedor de 2013 leva como prêmio a quantia que gira em torno de R$ 1 milhão. Em 2014, o campeão ganhará, além deste valor, vaga na Copa Sul-Americana de 2014.
Abertura no Estádio Castelão
Apesar de a tabela e o regulamento ainda não terem sido divulgados, dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol afirmam que o jogo de abertura da competição interestadual deve ser no Estádio Castelão, que está com 87% das obras concluídas e é o mais adiantado do país, para receber Confederações em 2013 e Copa do Mundo em 2014.
A Copa do Nordeste será a primeira competição oficial da CBF a ser realizada em um estádio que receberá jogos do mundial de 2014.
Castelão em obras (Foto: Divulgação/Secopa-CE)Castelão está com 87% das obras concluídas (Foto: Divulgação/Secopa-CE)

Links Patrocinados